O ano de 2021 foi marcado por acontecimentos que causaram enormes dificuldades e com grande repercussão no setor automotivo. Logo no início do ano, o mercado de veículos usados foi duramente impactado com o aumento do ICMS aplicado pelo Governo do Estado de SP sem nenhuma consulta ao setor.

Diante deste cenário terrível, o setor se viu sem saída e sem representatividade. Neste momento as lideranças foram surgindo de forma orgânica e foram organizadas manifestações que entraram para a história do mercado automotivo.

Diante desta ausência representativa, viu-se claramente à importância e necessidade de uma entidade que pudesse litigar pelos interesses da categoria, e neste momento nasceu a ALVESP – Associação dos Lojistas de Veículos do Estado de São Paulo, presidida pelo Sr. Marcelo Cruz, que de imediato imprimiu uma nova velocidade com a construção de uma agenda importantíssima, confira algumas das pautas principais:

  • Mandado de Segurança contra o aumento do ICMS, que foi vitorioso por um longo período e que contribuiu para o retorno da alíquota do ICMS em janeiro de 2022 para 1,8%.

  • Encontro e apresentação de sugestões de equilibro Estado/Setor Automotivo com o Chefe da Casa Civil, Sr. Cauê Macris, no Palácio dos Bandeirantes.

  • Encontro com o Presidente do DETRAN/SP, Sr. Ernesto Marcellani, para discussão de melhorias à categoria com atualizações tecnológicas e avanços de procedimentos e regras ligadas ao setor. Clique aqui e leia a notícia

  • Encontro com o Secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana, Sr. Ricardo Teixeira para pedir solução sobre as multas aplicadas durante a Pandemia e que chegaram acumuladas.

  • Encontro com o Deputado Estadual, Sr. Ricardo Mellão (Partido NOVO), na Assembleia Legislativa de São Paulo, que acolheu desde o início as pautas do setor, inclusive, recentemente deram entrada no Projeto de Lei que barra o aumento do IPVA/22.

  • Encontro com o Diretor Executivo do PROCON, Dr. Ricardo Capez, na sede do PROCON, tratando sobre o CDC, ou seja, as garantias do Código de Defesa do Consumidor e as relações entre Consumidor e Mercado Automotivo, com a necessidade de diminuir as distorções e trazer mais segurança Jurídica para as relações consumeristas.

Ainda neste ano, no mês de dezembro, o Presidente da ALVESP, Sr. Marcelo Cruz, foi conduzido de forma democrática à Presidência do SINDIAUTO – Sindicato do Comércio Varejista dos Veículos Automotores Usados do Estado de São Paulo, o ato solene de posse foi reconhecido na tarde de sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, na sede do Sindicato dos Comerciários do Estado de São Paulo, representado por seu Presidente, Dr. Ricardo Patah, bem como o Vice-Presidente da FECOMERCIO-SP, Dr. Ivo Dall´Acqua, juntamente com os representantes do SINDIAUTO para assinar a Convenção Coletiva, retomando assim, um dos mais importantes Sindicatos Patronais do Estado de SP.

Feliz 2022.

Notícias mais recentes

CÂMARA APROVA LIMITE DE ALÍQUOTA DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS E OUTROS SERVIÇOS.
26/05/2022
CAE APROVA NOVA ISENÇÃO DE IPI PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMPRAR CARRO.
24/05/2022
ROAD SHOW SINDIAUTO/ALVESP SERÁ NO DIA 02 DE JUNHO NO ESPAÇO IMMENSITÀ A PARTIR DAS 19H.
24/05/2022
A TABELA KBB BRASIL (MOLICAR) TEM O MAIOR REGISTRO DE PREÇOS DE VEÍCULOS USADOS DO PAÍS.
24/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.