MULTAS – LIMITE DE 40 PONTOS PARA SUSPENDER CNH – CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, PODE CAIR EM ALGUNS CASOS

Aprovada em abril deste ano, a Lei 13.071/20 altera algumas regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Entre elas, a que aumenta o limite de pontos de multas permitidos para suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de 20 pontos para 40 pontos. No entanto, o novo limite aplica-se apenas a algumas circunstâncias.

O limite de pontos depende da quantidade de infrações gravíssimas cometidas em um ano, o que pode ser reduzido para 30 ou mesmo 20.

  • Em um ano, se o motorista não cometer nenhuma infração gravíssimas (7 pontos), o limite é de 40;
  • Com uma infração gravíssima no ano, o limite cai para 30;
  • Com duas infrações gravíssimas, o limite é de 20.

O novo CBT ainda altera o valor das multas consideradas gravíssimas: quem cometer a partir de duas no mesmo ano terá que pagar R$ 239,47 por cada infração.

Vale lembrar que as multas são classificadas como: leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos). Quem tiver a CNH suspensa pode ficar sem permissão para dirigir entre 6 meses e 1 ano. Se voltar a ter a CNH suspensa pelo mesmo motivo, o motorista pode ter a suspensão da CNH entre 8 meses e 2 anos.

Notícias mais recentes

UNIÃO DE PAUTAS É FORTALECIDA COM NOVO ENCONTRO DE PRESIDENTES DO SETOR AUTOMOTIVO.
19/05/2022
INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO FOI A APURAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS/PASEP E COFINS SOBRE A AQUISIÇÃO DE INSUMOS RECICLÁVEIS.
13/05/2022
IMPACTOS SIGNIFICATIVOS DA REFORMA TRABALHISTA PARA A SOCIEDADE. POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENTENDER A REFORMA TRABALHISTA?
11/05/2022
ENCONTRO DE PRESIDENTES DEFINE UNIÃO DE PAUTAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO.
10/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.