Você sabia que o para-brisa foi criado por uma norte americana chamada Mary Anderson?

SINDIAUTO/ALVESP – O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais, e, você sabia que o para-brisa foi criado por uma mulher? Quase tão antigo quanto o automóvel, o limpador de para-brisa guardam na sua história Mary Anderson, sua inventora.

Incluída no Hall da Fama dos Inventores em 2011, Mary Anderson é considerada a inventora do limpador de para-brisa, garantindo sua patente em 1903, neste ano, durante um passeio de bonde pelas ruas de Nova York, a norte-americana notou a dificuldade do condutor, que precisava parar várias vezes durante seu trajeto para retirar a neve que se acumulava no para-brisa.

Mary então projetou um braço de ferro com uma lâmina de borracha que poderia ser movimentado por uma haste dentro do bonde, assim, o condutor não precisaria mais sair do veículo para limpar o para-brisa.

O limpador de para-brisa não foi adaptado para carros até 1922, quando a Cadillac começou a instalá-lo como equipamento padrão. Acredita-se que Mary Anderson jamais tenha ganhado dinheiro com a invenção.

Quer saber mais? Assista este episódio especial da Vlogoteca sobre o Dia Internacional da Mulher e entenda!

SINDIAUTO/ALVESP