SINDIAUTO/ALVESP – A tendência e a onda de veículos roubados provocaram uma reação tão negativa, incluindo dezenas de ações judiciais, que tanto a Hyundai quanto a Kia anunciaram planos para resolver o defeito de segurança e remediar a vulnerabilidade para os proprietários de veículos. Em 2022 foram roubados 617 veículos Hyundai e Kia. Em janeiro de 2023, pelo menos 108 foram roubados, quase 18% do total em relação ao ano anterior.

Segundo o jornal americano Washington Post, a polícia de Washington, Califórnia, Los Angeles e Chicago alertou proprietários de carros sobre um desafio de mídia social que inspirou o roubo de veículos Hyundai e Kia, explorando um defeito de fabricação que lhes permite ser facilmente conectados a um cabo carregador de telefone USB. As autoridades orientaram os proprietários de Kia e Hyundai considerarem a compra de dispositivos de prevenção de roubo para proteger seus veículos.
Em uma ação coletiva movida na Califórnia, a queixa contra as empresas afirma que “os veículos da Kia e da Hyundai são tão fáceis de roubar, adolescentes e crianças de até 11 anos de idade estão roubando e pilotando carros e postando suas façanhas nas mídias sociais, incluindo um vídeo do TikTok que tem mais de 33 milhões de visualizações”.
“O TikTok não tolera esse comportamento que viola nossas políticas e será removido se encontrado em nossa plataforma”, disse um porta-voz do TikTok em um comunicado.
SINDIAUTO/ALVESP