STF pode mudar o futuro das concessionárias de veículos no país?

SINDIAUTO/ALVESP – O que aconteceria se, de repente, as coisas mudassem completamente no ramo da distribuição de veículos no Brasil? E se as pessoas passassem, por exemplo, a comprar veículos diretamente nas montadoras?

No episódio do Radar Podcast relacionado abaixo, a equipe da Automotive Business abordou um tema que caiu como uma espécie de bomba sobre as concessionárias. Parte da Lei Renato Ferrari, que rege as relações comerciais entre montadoras e redes de distribuição, está sendo analisada no Supremo Tribunal Federal (STF) após alegações de que seria inconstitucional.

A notícia mobilizou debates tanto no lado das montadoras, representadas pela Anfavea, quanto no lado da Fenabrave, entidade porta-voz das concessionárias. As fabricantes estariam dispostas a defender alterações em uma legislação considerada desatualizada. Já os distribuidores podem ver seu modelo de negócio mudar drasticamente dependendo do que for decidido no Supremo.

Se a lei mudar, e caírem as travas que inibem a venda direta de veículos para pessoas físicas, qual será o papel das concessionárias no contexto comercial das montadoras?

Essa e outras questões foram comentadas no episódio pela editora-chefe Giovanna Riato e do repórter Bruno de Oliveira.

Como ouvir o Radar Podcast?

SINDIAUTO/ALVESP

Fonte: Redação AB