Queda no preço dos carros usados deixa o IPVA mais barato em 2024.

SINDIAUTO/ALVESP – Os preços dos carros usados caíram 4,74% em 12 meses. Essa redução tem impacto direto no imposto sobre veículos automotores. O IPVA é calculado com base na tabela Fipe, que usa o mercado de automóveis como referência. Os estados aplicam alíquotas diferentes. Quem tem um carro, uma moto, algum veículo que exija pagamento de IPVA, vai gastar um pouco menos em 2024.

Os preços dos carros usados caíram 4,74% em 12 meses. Essa redução tem impacto direto no imposto sobre veículos automotores. O IPVA é calculado com base na tabela FIPE, que usa o mercado de automóveis como referência. Os estados aplicam alíquotas diferentes.

No Rio de Janeiro, em 2024, o IPVA vai ficar, em média, 4,39% mais barato, depois de subir 9,5% em 2023. Em São Paulo, a redução é de 4,1% após o aumento de mais 10% em 2023.

É um alívio nas contas do início do ano, com efeito em outras despesas que pesam no bolso do consumidor. O mercado de veículos está se recuperando depois dos anos difíceis da pandemia. Com a maior oferta de carros novos, os preços dos usados vêm caindo nos últimos meses. No geral, a maioria dos veículos é vendida, hoje, abaixo da tabela Fipe. O pagamento do IPVA muitas vezes entra na negociação e, se o imposto diminuiu, fica mais fácil barganhar.

SINDIAUTO/ALVESP