PROJETO DE LEI 673/2022 EXIGE QUE CARROS TENHAM SENSORES DE PONTOS CEGOS.

SINDIAUTO / ALVESP – A Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou um projeto de lei PL 673/2022 para tornar o sensor de ponto cego itens obrigatórios. Ela citou uma pesquisa segundo a qual, a detecção de pontos cegos reduz em 14% os acidentes com mudança de faixa. Os pontos cegos são espaços ao redor do veículo que escapam da visão dos motoristas, ou seja, onde os retrovisores não conseguem captar todas as áreas em torno do automóvel.

O ponto cego dificulta que o motorista perceba se há outro veículo, motociclista ou pedestre neste espaço, isto pode causar acidentes graves especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixas e Convenções. A forma mais eficiente de evitar os pontos cegos são sensores instalados nas laterais do automóvel, estes sensores informam com aviso sonoro se existe algum obstáculo ao lado do carro.

A inclusão deste item no pacote obrigatório de acessórios dos veículos tem um custo baixo, inferior a R$ 400, e não teve afetar de forma significativa o preço dos automóveis. A proposta será analisada pelas comissões e pelo plenário do Senado.

SINDIAUTO / ALVESP

Fonte: Senado Federal.

Notícias mais recentes

UNIÃO DE PAUTAS É FORTALECIDA COM NOVO ENCONTRO DE PRESIDENTES DO SETOR AUTOMOTIVO.
19/05/2022
INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO FOI A APURAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS/PASEP E COFINS SOBRE A AQUISIÇÃO DE INSUMOS RECICLÁVEIS.
13/05/2022
IMPACTOS SIGNIFICATIVOS DA REFORMA TRABALHISTA PARA A SOCIEDADE. POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENTENDER A REFORMA TRABALHISTA?
11/05/2022
ENCONTRO DE PRESIDENTES DEFINE UNIÃO DE PAUTAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO.
10/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.