SINDIAUTO/ALVESP – Os lojistas de veículos seminovos do Estado de São Paulo estão enfrentando desafios com a implementação do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), pois a normativa do Detran-SP estabelece que todas as transações de financiamento sejam realizadas exclusivamente pelo Renave e exige que as lojas emitam nota fiscal de todas as vendas. No entanto, o sistema de credenciamento atual não está conseguindo lidar com o volume de cadastros, criando insegurança jurídica para o setor.
O Sindiauto e a Alvesp enviaram um ofício ao presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) solicitando o adiamento da data de início dos pagamentos de financiamentos através do Renave, além disso estão em diálogo para discutir a pauta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o objetivo de reduzir a carga tributária sobre veículos consignados.
Embora ainda não haja uma definição, as entidades estão trabalhando em diversas formas para proteger os interesses dos consumidores, Detran, Bancos e principalmente dos lojistas de veículos usados de SP.
A orientação para os lojistas é que aproveitem o intervalo desta lentidão do sistema para se cadastrarem, garantindo que suas operações continuem sem interrupções.
Na noite do dia 15 de janeiro a ALVESP promoveu um encontro para esclarecer o RENAVE para mais de 150 lojistas.

Assista ao vídeo do Presidente do SINDIAUTO e da ALVESP, Sr. Marcelo Cruz falando sobre o assunto:
SINDIAUTO/ALVESP