IPVA 2022 E TABELA FIPE MENSAL PODEM SE MANTER EM ALTA.

Enquanto uns comemoram a valorização do patrimônio, outros lamentam as consequências, porém, além dos proprietários existem os lojistas que já estão se movimentando para criar um projeto que evite uma cobrança abusiva. Vamos entender como funcionam as engrenagens que parecem estar completamente desgovernadas.

A alta do dólar e a falta de matéria prima para produção de carros criou um indesejado impacto financeiro. Entre 2020 e 2021 houve um aumento considerável nos veículos novos e usados. Esse reajuste de valores é uma consequência da falta e aumento dos valores da matéria prima para a produção de veículos, onde durante a pandemia muitas fábricas diminuíram a fabricação ou até mesmo ficaram fechadas por meses.

Porém este aumento não ficou apenas nos carros 0km, a alta ocorreu nos veículos usados, que viram a elevação do valor na Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Já estamos em outubro e o termômetro do mercado, ou seja, a oferta e a procura, assim como a inflação que não acompanha a evolução do salário-mínimo, continuam aumentando.

A falta de semicondutores importados para o 0km e o aumento da demanda para os usados não são a única preocupação no momento, pois em alguns meses chegará o IPVA que é calculado sobre o valor venal médio do veículo, de 18 meses para cá tivemos um aumento de 20% da Tabela FIPE para veículos 0km e 24% para veículos usados.

Se por um lado o aumento do IPVA pode ser considerado um fator negativo, fazendo com que os proprietários de veículos tenham que se preparar para um gasto maior do que nos anos anteriores, há também os que neste momento estão comemorando o fato de seu patrimônio, no caso o carro usado, estar sendo valorizado.

Porém para os lojistas o cenário muda completamente, e, preocupados com isso, já estão buscando ferramentas que viabilizem um projeto que favoreça os cálculos para seus estoques de veículos estacionados. Já que todas as manifestações contra o aumento do ICMS foram positivas e exemplares, contra o IPVA deverão seguir as mesmas diretrizes, ou seja, a luta não para.

Assistam ao vídeo (CLIQUE AQUI) e vejam como foi o bate papo entre Marcelo Cruz, Presidente da ALVESP – Associação dos Lojistas de Veículos do Estado de São Paulo e o Deputado Estadual Ricardo Mellão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Notícias mais recentes

A TABELA KBB BRASIL (MOLICAR) TEM O MAIOR REGISTRO DE PREÇOS DE VEÍCULOS USADOS DO PAÍS.
24/05/2022
UNIÃO DE PAUTAS É FORTALECIDA COM NOVO ENCONTRO DE PRESIDENTES DO SETOR AUTOMOTIVO.
19/05/2022
INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO FOI A APURAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS/PASEP E COFINS SOBRE A AQUISIÇÃO DE INSUMOS RECICLÁVEIS.
13/05/2022
IMPACTOS SIGNIFICATIVOS DA REFORMA TRABALHISTA PARA A SOCIEDADE. POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENTENDER A REFORMA TRABALHISTA?
11/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.