Honda em parceria com a GM pode lançar em 2024 o CR-V Fuel Cell, alimentado por células de combustível de hidrogênio.

SINDIAUTO/ALVESP – A Honda anunciou recentemente que está avançando com o desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio e tem planos para uma expansão mais extensa nesse campo em um futuro próximo. Está incluído neste esforço um veículo elétrico de célula de combustível baseado no CR-V que planeja lançar em 2024 para o Japão e os EUA.

A Honda desenvolveu um novo sistema de célula de combustível para o EV CR-V, construído através de uma joint venture com a gigante automobilística americana, a General Motors. A Honda diz que a célula de combustível para o CR-V EV tem um terço do custo e o dobro da durabilidade do sistema instalado na Célula de Combustível Honda Clarity 2019.

Além do novo sistema de célula de combustível, a Honda também está adicionando funcionalidade plug-in ao CR-V. Permitir que os proprietários carreguem seus veículos em casa, abordando as preocupações válidas da infraestrutura esparsa de reabastecimento de hidrogênio, além de dar ao veículo flexibilidade em termos de fontes de energia.

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Com os olhos da Honda firmemente voltados para a tecnologia de hidrogênio, a marca continuará a desenvolver sua célula de combustível. Até 2030, a Honda espera desenvolver uma nova célula de combustível que seja metade do custo de produção e o dobro da durabilidade do sistema que a Honda e a GM fizeram.

Além dos carros, a Honda também fez uma parceria com os caminhões Dongfeng para testar a viabilidade do uso de células de combustível para veículos comerciais leves. Mais recentemente, a Isuzu e a Honda estão trabalhando juntas para testar aplicações de células de combustível para caminhões pesados na indústria da construção, começando com escavadeiras e carregadeiras de rodas.

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Além de testar onde eles podem usar células de combustível aqui na Terra, a Honda está dando um passo adiante e está planejando levar células de combustível para o espaço. Ajudando-os a desenvolver a tecnologia e alcançar esse objetivo está a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

Seu plano é aproveitar a energia solar para eletrólise a água e criar hidrogênio. A célula de combustível poderia então gerar eletricidade e seu subproduto de água a partir de hidrogênio e oxigênio. A Honda se refere a isso como um “sistema de energia renovável circulativa”.

A razão pela qual a Honda está trabalhando tão duro para desenvolver esses sistemas é finalmente atingir a meta de neutralidade de carbono até o ano de 2050. A empresa espera que, um dia, suas operações tenham impacto zero no meio ambiente, bem como a Stellantis e a Toyota.

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