SINDIAUTO/ALVESP – Na tarde de 9 de dezembro na sede do Procon-SP, o setor automotivo foi recebido pelo Diretor Executivo, Sr. Luiz Orsatti e sua equipe. O Diretor do SINDIAUTO e da ALVESP, Sr. Alcides Parmejano Jr., bem como seu corpo diretivo e jurídico, foram discutir uma grande dor do setor, as relações abusivas dos consumidores com relação às garantias de veículos usados e seminovos.
A ideia foi continuar com a proposta da “cartilha” e criar um grupo de trabalho para entender os problemas sobre as garantias diante das regras atuais, esclarecendo quais são os deveres e obrigações da loja e o que o cliente pode exigir de um veículo antigo ou de um veículo novo, além da atenção com clientes que exercem atividades remuneradas terem regras específicas.
Também foi comentado sobre a previsão do que vai acontecer em relação ao cenário dos carros elétricos que estão entrando no mercado de usados, são mais de 100 mil carros com garantia de fábrica por enquanto.
“Os veículos usados são tratados como máquinas de lavar, forno micro-ondas, refrigeradores etc. no CDC e isso não está certo, porque eles não pegam buracos em vias públicas, não é justo com os lojistas”, argumentou o Sr. Marcelo Cruz, Presidente do SINDIAUTO e da ALVESP diante do problema.
O Diretor Executivo do Procon, Sr. Luiz Orsatti confirmou a responsabilidade de avaliar a realidade e soluções dos problemas com um grupo de trabalho para criar uma cartilha dentro de um ambiente formal para novas definições de garantias.
Certamente esta iniciativa do setor automotivo está sendo feito para melhorar as relações entre as lojas e o consumidor, trazendo mais segurança jurídica e inibindo os excessos.

Assista ao vídeo e inscreva-se em nosso canal:
SINDIAUTO/ALVESP