FABRICANTES DE VEÍCULOS INVESTEM EM BATERIA PRÓPRIA.

Quando se fala em carros elétricos, a primeira coisa que vem na mente são as baterias, que não poderão faltar. Por isso as empresas estão investindo na produção para não correr o risco de ficar sem, com uma possível paralização de fornecimento, como está ocorrendo com os semicondutores. A Asia é local preferido dos poucos e pequenos fabricantes.

A pandemia obrigou fábricas a fecharem as portas por alguns meses para evitar contaminações. Ao retomarem as atividades, se depararam com demanda inesperada e oferta restrita dos semicondutores. Outro problema veio da concentração de fabricantes na Ásia, que coincidiu com um incêndio em uma das maiores fábricas de semicondutores.

No investimento total de mais de US$ 250 bilhões previstos pelo setor, há vários projetos de fábricas de baterias, como a Ford anunciou recentemente o investimento de US$ 7 bilhões em veículos elétricos.

Parte do valor deve ser destinada a projetos de pós-venda e de serviços para os elétricos, mercado ainda distante pela maioria das empresas, pois ainda não há quantidade suficiente de carros eletrificados para eles entenderem como vai funcionar a prestação desses serviços, assim como o comércio de modelos usados.