DetranSP – IA vai monitorar Fraudes.

SINDIAUTO/ALVESP – O Detran-SP está introduzindo uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial este mês com o objetivo de melhorar a segurança e eficiência de seus processos. Essa tecnologia é projetada para observar e analisar as atividades realizadas nos sistemas do órgão, com foco em identificar e prevenir fraudes e corrupção. Ela funcionará verificando os dados inseridos nos sistemas, estabelecendo novos procedimentos de verificação e monitorando como e quando os funcionários acessam o sistema.

Com isso, espera-se descobrir tentativas de manipulação indevida na emissão de documentos ou licenças. A ferramenta também vai analisar o comportamento dos usuários do sistema, permitindo que qualquer atividade anormal seja rapidamente detectada e interrompida. A expectativa é que, a partir de março, a inteligência artificial seja aplicada em áreas particularmente críticas das operações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Vale lembrar que o Detran-SP comemora seis meses sem ocorrência de fraudes na emissão das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) graças à introdução de um novo software, que é usado nos tablets durante os testes práticos de direção em todo o estado. Esse sistema, implementado no meio do ano passado, não só tornou possível emitir a CNH digital em até 24 horas, como também aumentou a confiança e a transparência em todo o processo.

Desde que o novo método foi adotado, quase todas as provas práticas (98,28% nos últimos 30 dias) são realizadas com o auxílio de tablets, totalizando 941.436 exames até o final de janeiro. Isso é uma grande mudança em comparação com as provas realizadas manualmente, que somam apenas 148.740. Dentre os exames feitos com a nova tecnologia, 617.269 candidatos foram aprovados, o que representa uma taxa de aprovação de aproximadamente 65,25%.

O uso dos tablets, equipados com o software, exige várias verificações antes de permitir que as provas práticas comecem incluindo a confirmação da identidade do examinador e do candidato, a verificação de assinaturas, o controle do tempo de exame e o registro de erros. Essa tecnologia não só é segura, mas também ajuda a melhorar a eficiência do Detran ao enviar diretamente os resultados dos testes para o sistema.

SINDIAUTO/ALVESP

Mauro Beni