APÓS 2 ANOS DE SUPERVALORIZAÇÃO, PREÇOS DOS CARROS PODEM RECUAR ESTE ANO.

SINDIAUTO/ALVESP – Após dois anos de supervalorização, os preços dos carros usados nos EUA podem recuar e o Brasil deve seguir a tendência, se você está esperando para comprar, trocar ou vender o carro, aguarde, o valor dos automóveis deve começar a baixar este ano. De acordo com o relatório do J.P. Morgan Research, o valor dos veículos novos por lá deve ceder pela primeira vez desde o início da pandemia em 2020, e baixar os preços dos carros seminovos 10% a 20%.

No Brasil, o preço do carro zero subiu 34% em 2022, período em que a inflação ficou em torno dos 10%. Diante desses números, fica fácil entender por que o mercado ficou estagnado e por que o comprador acabou migrando para o seminovo. Vale lembrar que o mercado brasileiro é mais instável, e por isso os preços não acompanham tão prontamente os valores internacionais.

A escassez de matéria-prima levou a aumento dos preços, outros materiais também sumiram do mercado e puxaram o valor dos veículos para cima, como os componentes das baterias de automóveis elétricos. Isso acabou causando o aumento nos seminovos também. Um exemplo é a Fiat Strada: de acordo com levantamento da Kelley Blue Book Brasil realizado em março de 2021 e divulgado pelo Jornal do Carro no Estadão, esse modelo usado chegou a custar até 3% mais do que seu correspondente novo.

2023 poderá ser o ano da estabilidade, a previsão é de que as fábricas estabilizem sua produção este ano, aumentando a oferta e baixando o valor dos carros zero km de forma lenta e gradual oferecendo descontos nunca vistos. Além da pandemia, também veio a disparada do dólar americano, porém, hoje vemos uma queda de mais de 2% na moeda americana dede o início do ano, na primeira semana foi de 0,83%.

Cabe ao consumidor medir a necessidade de aguardar ou comprar, se o cenário está começando a melhorar, pode ficar melhor ainda.

SINDIAUTO/ALVESP