SINDIAUTO/ALVESP – O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil não apenas caminha para um novo recorde histórico, mas se consolida como a escolha mais estratégica e vantajosa para milhões de brasileiros.
Dados do mais recente relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO) indicam que a venda de veículos usados já alcançou um impressionante acumulado de 13.478.486 unidades comercializadas neste ano, um aumento significativo de 16,4% em comparação com as 11.582.395 unidades vendidas no mesmo período de 2024.
Este crescimento robusto não apenas supera a performance do ano anterior, mas também reflete a confiança e a preferência do consumidor por veículos seminovos e usados.
Com cerca de 90 dias restantes para o encerramento do ano, a FENAUTO projeta que o total de vendas deve atingir entre 16 e 17 milhões de unidades, superando os 15,7 milhões de 2024. Este cenário de alta é impulsionado por fatores-chave que beneficiam diretamente o comprador como a ampla variedade de modelos com preços mais atrativos, em comparação com veículos zero quilômetro, permitindo aos consumidores adquirir carros de categorias superiores ou em melhores condições com o mesmo investimento. Além disso, a ampla oferta de veículos de diferentes anos, marcas e faixas de preço garante que o consumidor encontre o carro ideal para suas necessidades e orçamento de forma mais imediata.
Apesar de um recuo nominal de 1,3% em setembro (com 1.697.154 veículos que trocaram de propriedade), a expectativa é que o ritmo de crescimento acelere na reta final do ano.
Para Enilson Sales, presidente da FENAUTO, o cenário é de otimismo. “O mercado de seminovos vem apresentando uma performance positiva e consistente neste ano, o que nos leva a prever um novo recorde. Os meses de final de ano são historicamente mais intensos em termos de vendas. Por isso, acreditamos que essa reta final deve trazer números ainda mais fortes para o setor, reforçando o veículo usado como a opção mais sólida e vantajosa para o consumidor brasileiro”, prevê o executivo.


Pelo relatório da FENAUTO, os modelos mais procurados pelos consumidores no país, em setembro, foram:
Auto
VW – GOL 74.752
GM – ONIX 41.375
HYUNDAI – HB20 39.405
Comerciais Leves
FIAT – STRADA 40.531
VW – SAVEIRO 24.305
TOYOTA – HILUX 20.386
Motos
HONDA – CG150 87.246
HONDA – BIZ 39.349
HONDA – CG 125 32.022
Comerciais Pesados
VOLVO – FH 3.029
FORD – CARGO 2.707
M.BENZ – Axor 1.539
Saiba também:
SINDIAUTO/ALVESP
Fonte: FENAUTO/SENATRAN/KTOOLS