5 vitórias do setor automotivo em 2023 que terão efeito em 2024.

SINDIAUTO/ALVESP – O setor automotivo não é para amadores. É preciso ter coração forte para lidar com crises e uma série de desafios. Ainda assim, em 2023 o segmento acumulou algumas boas vitórias que devem surtir ainda muitos efeitos ao longo de 2024.

Veja a seguir alguns dos temas da conversa:

1- Em 2023, setor automotivo foi melhor que o esperado

Em 2023, entre leves e pesados, o mercado automotivo brasileiro chegou a 2,30 milhões de unidades, com alta de 9,7% na comparação com o resultado de 2022. Os dados do Renavam foram divulgados pela Fenabrave, organização que representa os concessionários.

O resultado ficou ligeiramente acima do projetado pela entidade. Em outubro, a expectativa era de que as vendas chegariam a 2,2 milhões de licenciamentos. Para 2024, com melhora do emprego, redução da taxa de juros e aumento da oferta de crédito, as projeções estão elevadas. A Fenabrave espera alta de 12% no mercado automotivo, para 2,58 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

2- Novas marcas no Brasil: o avanço da BYD e da GWM

Se alguém se deu bem no setor automotivo brasileiro em 2023, foram as recém-chegadas BYD e GWM. As duas montadoras de origem chinesa estão em etapa parecida no país: ambas estão comprometidas com a oferta de veículos eletrificados, em processo de estabelecer fábricas locais para montar seus automóveis, engajadas no desenvolvimento da rede de concessionárias e, ainda, com amplo trabalho de marketing para criar reconhecimento para o consumidor brasileiro.

Até aqui, o empenho parece estar funcionando. A BYD liderou as vendas de veículos elétricos em 2023 e a GWM tem superado suas projeções iniciais de vendas. A notícia preocupa as concorrentes, mas certamente é positiva para o consumidor brasileiro, que ganha novas opções e demonstra não ter receio de conhecer e investir em novas marcas

3- Vendas de veículos eletrificados ganham tração

As vendas de veículos eletrificados superaram as expectativas e quase dobraram em 2023. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Eletrificados (ABVE), no ano passado, foram licenciadas 93.927 unidades, uma alta de 91% no comparativo com 2022.

Tendência segue forte para 2024, apesar da volta gradativa do Imposto de Importação, que já começou a vigorar.

4- Mover, o novo ciclo do Rota 2030, dá as regras ao setor automotivo

A espera foi longa, mas o setor automotivo teve a tranquilidade de encerrar o ano com o anúncio do Mover – Mobilidade Verde e Inovação, segunda etapa do Rota 2030, que foi aguardada durante todo o ano passado.

O programa será regulamentado ao longo de 2024, mas já sinaliza caminhos relevantes, como mais incentivos a pesquisa e desenvolvimento no Brasil, à instalação de linhas produtivas locais e ao etanol.

5- Investimentos são vitória relevante do setor automotivo em 2023

Mesmo com o mercado incerto, as montadoras anunciaram grandes investimentos no Brasil ao longo do ano passado.

Os aportes anunciados pelas montadoras no Brasil já superam a marca de R$ 60 bilhões até 2032, com o reforço de anúncios da Nissan, Renault, Caoa e da BYD, que enfim anunciou sua produção na Bahia, na antiga fábrica da Ford em Camaçari.

É disso que trata este episódio abaixo do Radar, o podcast de Automotive Business que analisa os principais movimentos do setor automotivo e da mobilidade, assista:

SINDIAUTOP/ALVESP

Fonte: Automotive Business