2022 COMEÇA COM QUEDA DE 31,64% NO EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS 0KM.

SINDIAUTO / ALVESP – De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos apresentaram retração em janeiro. Na comparação com dezembro/2021 a queda foi de 31,64%. Já em relação janeiro de 2021 a baixa foi de 15,79%.

“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das Concessionárias, em dezembro, da persistente falta de produtos – ainda provocada pela escassez de insumos e componentes e, também, devido à sazonalidade do período – além desses fatores, a alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país. Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida, em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor”, explica José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Também as fortes chuvas, que vêm ocorrendo em várias localidades do País, assim como o aumento do contágio das pessoas, pela variante Ômicron, têm provocado queda na passagem de loja, segundo avaliação do Presidente da entidade.

Clique aqui e veja o INFORMATIVO COMPLETO

Na reportagem abaixo (aos 1´33″), o setor de automóveis teve uma queda histórica na produção de veículos em janeiro. Mais de 27% em comparação a janeiro do ano passado. Foram emplacados pouco mais de 126 mil veículos em janeiro, uma redução de 26% na comparação com o mesmo período de 2021. Já as exportações subiram mais de 6%. Caminhões e ônibus tiveram números melhores, com alta de 15% nas vendas e 7,5% na produção.

Fonte: FENABRAVE