Mercedes quer mudar leis de trânsito mundial com nova luz para carros autônomos.

SINDIAUTO/ALVESP – A Mercedes-Benz está introduzindo um novo sistema chamado Drive Pilot em seus veículos, que permite a condução totalmente autônoma em certas condições. Este sistema já foi aprovado nos estados americanos da Califórnia e Nevada e é oferecido na Alemanha desde 2022. O Drive Pilot permite que o motorista retire os pés dos pedais, solte o volante e até desvie o olhar da estrada em velocidades inferiores a 64 km/h, principalmente em engarrafamentos.

Para sinalizar quando o Drive Pilot está ativado, a Mercedes desenvolveu Luzes Marcadoras de Condução Automatizadas na cor turquesa. Esta cor foi escolhida por ser facilmente visível e por não se confundir com outras luzes de tráfego, incluindo as verdes dos semáforos. Os LEDs turquesa aparecerão nas partes traseira e dianteira dos veículos, ao redor das lanternas traseiras e dos faróis.

A introdução dessas luzes turquesa é um passo importante para a Mercedes, que planeja torná-las um padrão mundial para carros autônomos. Após receber aprovação em dois estados americanos, a empresa pretende levar a proposta a órgãos reguladores de outros grandes mercados, como China e Europa, com o objetivo de implementar a nova sinalização como uma lei mundial para veículos autônomos.

Essas luzes turquesa são necessárias para informar outros motoristas e autoridades que o veículo está sob controle totalmente automatizado, evitando mal-entendidos sobre o comportamento do motorista.

O sistema Drive Pilot estará disponível nos modelos Mercedes Classe S e EQS na Califórnia e Nevada a partir do início de 2024, e sua tecnologia não funcionará em rodovias fora desses estados.

mbazul5
Mercedes-Benz: Foto Divulgação.
mbazul4
Mercedes-Benz: Foto Divulgação.
mbazul3
Mercedes-Benz: Foto Divulgação.
mbazul2
Mercedes-Benz: Foto Divulgação.

SINDIAUTO/ALVESP