O Problema
Os automóveis Jeep e Fiat equipados com motor flex e câmbio automático tem sido alvo de reclamações pelo mesmo problema: depois de algum tempo a transmissão para de funcionar corretamente e precisa ser trocada ou consertada, em qualquer caso o serviço pode custar mais da metade do valor do carro. Devido à corrosão de uma peça chamada “Trocador de Calor” (refrigerador do óleo da transmissão), o líquido do radiador invade o câmbio e contamina o óleo.
Os Proprietários
De acordo com relatos de clientes que reclamaram com a Stellatis, proprietária das marcas Jepp e Fiat, ela não assume o reparo em veículos que tiveram a garantia expirada, mesmo sabendo que o problema é decorrente de uma falha de projeto e que todas as revisões tenham sido feitas em concessionária. Outros relatos afirmam que a empresa efetuou o conserto total ou parcial, mesmo com a garantia vencida.
A Fabricante
A empresa alegou que os alguns clientes deixaram de fazer as revisões no prazo. Em 2018 a Jeep mudou o plano de manutenção no que se refere ao fluído de arrefecimento, recomendando outro produto com especificação e concentração diferentes, além da necessidade da troca a cada dois anos.
O Procon
Em decorrência de seis reclamações relacionadas ao defeito no câmbio automático de veículos Jeep e Fiat anteriores a 2018, que seguem sem qualquer orientação nas revisões e nem mesmo no manual, o Procon notificou a Stellantis a prestar esclarecimentos sobre o problema, incluindo a necessidade de fazer um recall. O Procon também questiona os critérios para a troca do líquido utilizado no sistema de arrefecimento em modelos posteriores e as medidas que irá adotar para atender os consumidores.
A Conclusão
Segundo o Procon, mesmo que o vício seja verificado após o término da garantia e de consequência de algum problema de engenharia, projeto ou construção a empresa continuará responsável, e se for constatada negligência da empresa, ela poderá ser multada em até R$ 11 milhões. E orientam os clientes a registrarem a reclamação no Procon-SP.
Fonte: Donos de Jeep apontam falha que destrói câmbio e reparo custa fortuna (uol.com.br)
Veja as peças no vídeo: