HONDA CIVIC SI 2022 É UM SEDÃ MENOS POTENTE, COM QUATRO PORTAS E CÂMBIO MANUAL DE SEIS MARCHAS

A novidade da 11ª geração do Civic é o Si, que perdeu um pouco de potência, pois recebeu uma versão atualizada do motor VTEC 1.5 turbo de quatro cilindros que tinha 6 cv a menos, agora gera 202 cv e 26,5 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm. Tem uma entrega de curva de torque melhor, trazendo a força máxima 300 rpm mais cedo, combinando isso com um pico de potência nos 6.000 rpm.

Usa um câmbio manual de seis marchas, que foi melhorado. As relações de marcha foram encurtadas em 10%, enquanto o trambulador ganhou montagem mais rígida para melhores engates.

O volante do motor de massa única, mais leve e colabora para melhorar a dirigibilidade, além de deixá-la mais esportiva. A tração é dianteira, mas tem diferencial de deslizamento limitado para melhorar o comportamento no contorno das curvas.

Nesta geração o Civic Si é um sedã de quatro portas, pois não há mais Civic cupê. A distância entre eixos ganhou cerca de 33,5 cm, totalizando 273,5 cm. Já a bitola traseira ficou 1,2 cm mais larga. Recebeu ajustes especiais na suspensão, tornando-o mais rígido.

Os suportes McPherson da frente tem montagens superiores reforçadas para lidar com o aumento de cargas na curva. As barras estabilizadoras traseira (com 27mm de espessura e ocas) e dianteiras (18mm e maciças) também estão mais grossas para minimizar a oscilação da carroceria.

No design, o spoiler dianteiro escondido sob o veículo e o traseiro preto instalado na tampa do porta-malas aumentam a downforce e, consequentemente, aumentam a estabilidade em alta velocidade. Preto brilhante, nos retrovisores e no contorno das janelas, contrasta com a pintura Laranja Pérola Blazing escolhida para o lançamento. Faróis e lanternas traseiras são de leds e ambos os para-choques também tiveram o visual atualizado.

A Honda quis trazer um interior voltado para o motorista. Os bancos esportivos com encosto de cabeça embutido receberam detalhes especiais, como apoios laterais mais proeminentes nos ombros e na parte inferior das coxas e assento elevado em 1,27 cm na frente para proporcionar maior conforto.

O acabamento interno tem cores que contrastam entre o preto e o vermelho das costuras e dos detalhes no nas saídas de ar. O painel colorido de 7’’ tem conta giros digital no lado esquerdo. No centro, ficam o visor de informações e o velocímetro analógico. A multimídia tem 9’’ e integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Seguindo o padrão da 11ª geração do Civic, tem o pacote de segurança Honda Sensing, que inclui frenagem automática de emergência, alerta e correção para saídas de faixas, leitura de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração.

Não se sabe ainda quanto vai custar, mas como o plano da Honda é que o Civic Si chegue nas concessionárias antes do final do ano, é possível que ele seja divulgado logo. Com o fim da produção da linha no Brasil, a nova geração só virá por importação na versão Touring, mas a venda do Si ainda poderá ser possível.

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