GUERRA IMPACTA PRODUÇÃO DE CARROS RENAULT, STELLANTIS, TOYOTA, KIA E NISSAN NA RÚSSIA.

SINDIAUTO / ALVESP – 25/02 – Na Ucrânia, encontram-se fábricas de peças para automóveis, conectando o país às cadeias de suprimentos da indústria automobilística russa e europeia. Na fronteira com a Polônia estão a Bosch e Aptiv, outras são especializadas em cabos elétricos

Uma das preocupações é o fornecimento de paládio, usado em conversores catalíticos e semicondutores, bem como de níquel para baterias. O aumento do preço do níquel que vem da Indonésia e Filipinas, já levou as montadoras a buscar materiais alternativos para suas baterias de carros elétricos.

Na Rússia, encontramos a Renault, Stellantis, Toyota, Kia e Nissan. A Renault tem maior destaque, já que possui a maior montadora do país, Avtovaz. Sua subsidiária russa tem duas fábricas, e a Renault tem sua própria fábrica em Moscou e responde por quase um terço dos veículos vendidos no país. Até 20% das peças que vão para as fábricas da Avtovaz são importadas, enquanto para as instalações da Renault em Moscou chega até 40%.

Alguns dos fornecedores russos da Renault incluem a francesa Valeo, que tem uma fábrica a leste de Moscou que produz alguns sistemas de transmissão e outras peças. A Valeo disse na quinta-feira (24) que estava monitorando a situação.

A Stellantis é a única empresa automobilística com sede na Rússia que exporta um volume significativo de veículos para a Europa. A proprietária da Jeep e da Fiat planejava começar a produção de vans para exportação em Kaluga, cerca de 200 quilômetros ao sul de Moscou, para atender à crescente demanda, porém o grupo poderá levar a produção de volta para a Europa se enfrentar proibições de exportação ou não conseguir obter peças para as fábricas, ou limitar e aumentar o preço.

SINDIAUTO / ALVESP

Notícias mais recentes

UNIÃO DE PAUTAS É FORTALECIDA COM NOVO ENCONTRO DE PRESIDENTES DO SETOR AUTOMOTIVO.
19/05/2022
INCONSTITUCIONALIDADE DA VEDAÇÃO FOI A APURAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS/PASEP E COFINS SOBRE A AQUISIÇÃO DE INSUMOS RECICLÁVEIS.
13/05/2022
IMPACTOS SIGNIFICATIVOS DA REFORMA TRABALHISTA PARA A SOCIEDADE. POR QUE É TÃO IMPORTANTE ENTENDER A REFORMA TRABALHISTA?
11/05/2022
ENCONTRO DE PRESIDENTES DEFINE UNIÃO DE PAUTAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO.
10/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.