ELON MUSK CONFIRMA DESPEDIDA DO VALE DO SILÍCIO: “A SEDE DA TESLA SERÁ NO TEXAS”

A Tesla planeja mudar sua sede e operações para Austin, Texas, onde a nova fábrica dedicada do Modelo Y e Cybertruck está sendo concluída. A mudança de local foi anunciada pelo CEO Elon Musk durante a assembleia anual de acionistas. O CEO confirmou, assim, um movimento que estava no ar há algum tempo: no ano passado, o empresário sul-africano ameaçou deixar a Califórnia após a disputa com o condado de Alameda sobre a reabertura da fábrica de Fremont.

Adeus, Palo Alto.

Desde sua fundação em 2003, a Tesla tem sua sede em Palo Alto, um subúrbio do Vale do Silício que abriga a Universidade de Stanford e foi o berço de várias empresas de alta tecnologia, como Apple, Google e Facebook. Nos últimos anos, entretanto, o centro de atividades de Musk mudou gradualmente para o Texas, que por sua vez se tornou um pólo de atração para o mundo da inovação nos Estados Unidos. É aqui, por exemplo, que o empresário localizou grande parte das operações da SpaceX, bem como sua segunda montadora de veículos elétricos.

Sem adeus para a Califórnia.

Em qualquer caso, Musk garantiu que Tesla não abandonará completamente a Califórnia e, de fato, planeja expandir a fábrica de Fremont. A fábrica, antes administrada por uma joint venture entre a General Motors e a Toyota, foi adquirida em 2010 e, desde então, passou por contínuas expansões para suportar o aumento progressivo da capacidade de produção e da força de trabalho, agora totalizando cerca de 10.000 pessoas. Musk revelou sua intenção de aumentar a produção de Fremont em 50%, embora não tenha fornecido indicações sobre como expandir um site já capaz de produzir todos os anos cerca de 500.000 Modelos 3 e Y e 100.000 Modelos X e S. Na Califórnia, A Tesla tem centenas de outros funcionários em showrooms, centros de serviços e vários escritórios. Além disso, começaram as obras de construção de uma nova fábrica (denominada Megafactory) para a produção de sistemas de armazenamento de energia em Lathrop, pouco mais de cem quilômetros a leste de Palo Alto.

O Cyberquad em Austin.

A assembleia de acionistas também foi uma oportunidade para fornecer uma série de atualizações sobre a expansão da linha Tesla. O CEO, por exemplo, confirmou pessoalmente a produção do Cyberquad, um ATV mostrado na apresentação do Cybertruck: “provavelmente” será construído em Austin, onde, no final de 2022, serão iniciadas as linhas de montagem da tão esperada pick-up elétrica sujeita a constantes adiamentos. Já a “produção em volume” está prevista para 2023. Posteriormente, terá início uma nova expansão da gama com a chegada do Roadster e do Semi. Apesar de ter sido apresentado em 2017, o caminhão movido a bateria também está atrasado devido a vários problemas na cadeia de suprimentos de alguns componentes fundamentais: “O Semi – explicou Musk – precisa de muitas células e muitos chips”.

Notícias mais recentes

CÂMARA APROVA LIMITE DE ALÍQUOTA DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS E OUTROS SERVIÇOS.
26/05/2022
CAE APROVA NOVA ISENÇÃO DE IPI PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMPRAR CARRO.
24/05/2022
ROAD SHOW SINDIAUTO/ALVESP SERÁ NO DIA 02 DE JUNHO NO ESPAÇO IMMENSITÀ A PARTIR DAS 19H.
24/05/2022
A TABELA KBB BRASIL (MOLICAR) TEM O MAIOR REGISTRO DE PREÇOS DE VEÍCULOS USADOS DO PAÍS.
24/05/2022

Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter e
FIQUE ATUALIZADO sobre o
Setor de Lojistas de veículos.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.