SINDIAUTO/ALVESP – Nesta quinta-feira (16), a Ducati prestou homenagem ao eterno Ayrton Senna ao lançar uma edição especial e limitada da motocicleta Monster. O evento de apresentação ocorreu no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, onde será realizada a sétima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 neste fim de semana, e onde o brasileiro sofreu o acidente fatal há 30 anos.
A conexão entre Senna e a Ducati é antiga. Admirador da marca italiana, o brasileiro se tornou amigo íntimo de Cláudio Castiglioni, presidente da empresa no início dos anos 1990, e juntos desenvolveram um projeto especial anos depois. Em março de 1994, pouco mais de um mês antes de sua morte, Ayrton visitou a sede da Ducati em Borgo Panigale, Bolonha, para assinar um contrato que resultaria na criação da primeira moto que levou seu nome, a Ducati 961 Senna.
O modelo deveria entrar em produção algumas semanas depois, mas o trágico acidente no GP de San Marino adiou os planos. No entanto, a Ducati lançou a moto alguns meses depois, além de outras edições especiais em homenagem a Senna, desenvolvidas em 1997, 1998 e 2014.
Agora, a Monster Senna apresenta uma pintura claramente inspirada no capacete usado pelo ícone do automobilismo mundial. A parte traseira e o tanque da moto são amarelos com detalhes em verde e azul, enquanto o assento é revestido de tecido totalmente azul.
O motor permanece o mesmo bicilíndrico de 937cc, produzindo 111cv a 9.250 rpm. O peso foi reduzido em 4 kg em relação ao modelo padrão.
Serão apenas 341 unidades disponíveis para venda, número que faz referência aos três títulos mundiais de F1 conquistados por Senna e às 41 vitórias acumuladas ao longo de sua carreira na categoria principal do automobilismo.
SINDIAUTO/ALVESP