BMW i4 M50 O PRIMEIRO “M” ELÉTRICO DA MOTORSPORT TEM IMPULSO ASTRONÁUTICO.

Se você entrar neste carro com os olhos vendados você saberá onde está. Vão dizer que os sedans seguiram seu curso, que as pessoas agora só querem SUVs, mas você se senta e é BMW, abra os olhos então e está tudo em seu lugar, tudo onde você espera, na posição certa. Por trás do nome com o “i” dentro, não esconde nada além de um Série 4 com dois motores elétricos e uma bateria no assoalho.

Mas vamos falar do painel, foi inserido um novo elemento panorâmico côncavo, idêntico ao do BMW iX na aparência e no software de nova geração. O que mais importa é que com o novo sistema operacional, a interface dá um salto impressionante: qualidade, velocidade e possibilidade de interação estão em outro nível.

O i4 M50, apesar de sua grande carga de novas tecnologias, são necessárias apenas algumas curvas para senti-la. Uma carroceria sólida, que o segue e o satisfaz assim que você transmite informações. Um setup saudável, certamente não tão confortável quanto uma nuvem porque, ao contrário, tem sido feito um trabalho para torná-lo ainda mais rígido: suspensões M específicas, com molas e amortecedores especiais, barra estabilizadora e reforço específico quadros na frente. E uma direção com assistência variável exemplar, que se torna perfeita em termos de precisão e dirigibilidade à medida que o ritmo aumenta, graças às rodas de 20″.

O que mais você poderia pedir de um BMW? Difícil dizer, porque o cuidado com que a herança genética da ala M foi transmitida a essa nova filha com cromossomos tão diferentes foi total. No M50 existem dois motores elétricos, um por eixo. Em condições normais, você tem todas as vantagens de uma integral: tração, estabilidade e homogeneidade. Mas quando você aumenta o ritmo e começa a brincar com os modos de direção, o i4 M50 gradualmente se transforma em uma traseira pura.

Onde está o i4 M50
E agora é hora de responder à pergunta de um milhão de dólares. E é isso: “Mas com toda aquela bateria (81,5 kWh para 510 km de autonomia, aliás) não será uma espécie de barco no misto?”. Não pessoal. A resposta é não. O i4 M50 não tem a agilidade de um M2, mas de uma geração atual, o M3 não é muito diferente em caráter.

Seus 2.290 kg são pura loucura para um carro esporte, por outro lado o M3 chegou perto de duas toneladas (1.855 kg, para ser preciso). E em segundo lugar, sua autonomia é de 510km. Os quilos extras estão lá, mas estão em lugares onde é difícil para você senti-los.

Para concluir, a força também merece algumas considerações: não vou contar nada de novo se falar sobre a brutalidade com que empurram seus dois motores elétricos, que entregam 544 cv no total. Dá a sensação de que você já está indo mais rápido que um M3.

Sua autonomia é de 510km. Foto: Divulgação.
Foi inserido um novo elemento panorâmico côncavo no painel. Foto: Divulgação.
O que mais você poderia pedir de um BMW? Foto: Divulgação.
No M50 existem dois motores elétricos, um por eixo. Foto: Divulgação.
São necessárias apenas algumas curvas para entender. Foto: Divulgação.

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