SINDIAUTO/ALVESP – As células prismáticas alongadas no formato “blade” estão se tornando cada vez mais populares entre os fabricantes de baterias. Pioneira da BYD, essa tendência agora está sendo adotada por outras empresas. A Svolt, seguindo a mesma direção da Geely, apresentou suas células “short blade” com química de lítio ferro fosfato. De acordo com a empresa, essas células podem ser recarregadas de 10% a 80% em apenas 10 minutos e têm uma vida útil de 3.500 ciclos.
Bateria de um milhão de quilômetros
Em um evento recente, a Svolt revelou duas novas células com características notáveis. A célula prismática, mencionada anteriormente, possui uma densidade energética de 188 Wh/kg e pode ser recarregada com potências de até 250 kW. A produção dessa bateria está prevista para começar em breve, com os primeiros lotes saindo da linha de montagem em dezembro deste ano.
Recarga em 5 minutos
Outra inovação apresentada pela Svolt é uma célula do tipo “lâmina curta” com química tradicional de níquel-manganês-cobalto, que oferece recarga ultrarrápida. Esta célula pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 5 minutos, suportando potências de carregamento de até 600 kW. Com uma densidade energética de 240 Wh/kg, essas baterias podem ter capacidades muito altas, chegando até 120 kWh, permitindo que carros modernos e eficientes alcancem até 1.000 km entre recargas.
800 volts para plug-ins
A Svolt também revelou a bateria “800 Volt 4C PHEV Dragon Armor”, desenvolvida para veículos híbridos plug-in compatíveis com arquiteturas de 800 volts. Com um formato alongado de “lâmina curta”, química NMC e uma densidade de 250 Wh/kg, essa bateria permitirá que um PHEV percorra até 300 km em modo puramente elétrico. Este é um grande avanço, considerando que atualmente poucos veículos conseguem atingir 100 km com zero emissões. A produção desta bateria está prevista para começar em meados de 2025.
SINDIAUTO/ALVESP
Fonte: InsideEVs